16.6.10

Testemunhos

«Partilho dos mesmos sentimentos de todos os que escreveram aqui... Quero partilhar que me encontro formada desde Julho do referente ano, ou seja, fui das poucas pessoas da minha faculdade que entregou relatório de estágio e monografia em primeira época. Obtive 18 e 17 respectivamente e conclui o curso no prazo de 5 anos com uma média de 16. Agora pergunto-me de que serviu? Durante estes 5 anos tive bolsa da Universidade (escalão máximo) e da Região onde vivo e só assim me consegui manter a estudar longe de casa e a pagar propinas. Como é que agora depois de terminar consigo de um momento para o outro arranjar os 180€ para me inscrever na ordem... e como é que fazendo um estágio que à partida será não remunerado conseguirei pagar todas as despesas inerentes ao mesmo. Porque a ordem não chega a um consenso com o IEFP?? Os estágios deles são remunerados e constituiriam uma ajuda bastante grande. Assim não estou a ver conseguir concluir o que me falta para exercer, muito infelizmente...» 06.12.2010

«Vi excelentes profissionais e colegas, com excelentes capacidades e mérito profissional, ser-lhes devolvidos os documentos e negado o acesso à Ordem, a mesma que precisou de todos para se constituir, e que deverá ser de todos. Os profissionais evidenciam cansaço, desânimo e alguns aparentam já desistir do seu sonho e de exercerem a nossa profissão. Por isso, este e-mail surge como desabafo e estimulo, para que o vosso, o meu, o nosso movimento, procure incansavelmente fazer ouvir os "outros" psicólogos, para que um dia possamos ser uma classe só. Eu, enquanto cidadã, psicóloga membro da OPP e profissional em exercício, sinto-me nesse direito e dever de me juntar aos restantes colegas que viram o seu acesso à OPP negado.» 25.10.2010

«Penso naqueles filhos que bem sabem do esforço de seus pais. Penso naqueles que não puderam ter quem os ajudasse e com muito esforço trabalharam para estudar. Penso naqueles que acreditaram que o estudo os realizaria profissionalmente. Penso naqueles que não se podem permitir deixar os seus empregos actuais para trabalhar de graça, quando estes deveriam ser os primeiros em quem se deveria pensar. Penso até quando terão algumas pessoas de persistir na ignorância acerca da realidade do nosso país.» 30.07.2010

«Penso naqueles pais sem recursos económicos que toda a vida lutaram para poder dar uma licenciatura aos filhos e que assistem impotentes a tudo isto. Penso no vazio que fica de todo esse esforço que se sente ter-se feito em vão. Temos de combater este sistema que brinca com a vida das pessoas, este darwinismo absurdo que eleva a corrupção ao nível da aptidão para satisfazer interesses próprios em nome da natureza.» 29.07.2010

«Estou convosco nesta luta. É tudo tão absurdo! Acho uma exorbitância a quantia pedida pela ordem dos psicólogos para a inscrição. Não faço parte do clube de elite. Uma ordem de psicólogos deve servir para os proteger, defender e não prejudicar. As más práticas não deixam de existir por se estar inscrito ou por termos quem fiscalize e controle o nosso trabalho. Elas existem até por parte dos organismos encarregados de as combater. A própria ordem é um exemplo disso. Discriminar não me parece coerente com a função que lhe deveria caber.» 28.07.2010


(se desejar um novo formulário após enviar um anterior clique numa qualquer ligação deste site e volte atrás, para esta página.)

O MCP reserva para si a decisão de publicação, no todo ou em parte, seguindo um critério de adequação à filosofia desta secção.

Para outros assuntos, utilize os nossos contactos.